Computadores do Genos

Marcos di Silva-2
Cristiano,

Você me falou em programas que gostaria de ter nos computadores do
Genos. Poderia me passar uma lista?
http://www.marcosdisilva.net

Res: Computadores do Genos

Guilherme Bertissolo
sei que não é comigo...
mas, acho fundamental o SoundConverter... e alguns outros. vou elaborar a minha lista tb, pode ser?
abraço,
guilherme

Re: Res: Computadores do Genos

Marcos di Silva-2
Guilherme Bertissolo <[hidden email]> writes:

> sei que não é comigo...
> mas, acho fundamental o SoundConverter... e alguns outros. vou elaborar a minha lista tb, pode ser?

Claro que sim.
http://www.marcosdisilva.net

Re: Res: Computadores do Genos

cristiano figueiró
Então, até ia mandar um mail pra lista sobre isso. Na verdade penso que deveria ter uma partição pra testes de distro, compilação de programas, testes diversos, hacklabs, etc....que ficasse em dual-boot com o arch e que os usários tivessem senha de root.

Acho que isso iria dinamizar bastante o uso do estúdio. Teria que achar um jeito do usuário mesmo como root não ter acesso de escrita nas outras partições e definir uma política de uso...talvez determinar q o usuário apresente um log da sessão...isso ajudaria os outros usuários a fazer uma administração descentralizada do sistema e corrigir possíveis "barbeiragens" dos outros usuários.

Enfim, é só uma idéia.
Abraços
Cristiano

Re: Res: Computadores do Genos

cristiano figueiró
legal, acho que com um computador de teste assim já fica mais fácil de fazer hacklabs e mostrar algumas coisas.

Sugiro que seja o bohr, pois o newton até onde me lembre da última vez que o usei o drive de cd/dvd não estava funcionando, não tenho certeza, tem que conferir.

abraço

2009/5/30 Pedro Kröger <[hidden email]>
cristiano figueiró <[hidden email]> writes:

> [...]
> programas, testes diversos, hacklabs, etc....que ficasse em dual-boot
> com o arch e que os usários tivessem senha de root.

isso nao é uma boa idea porque com a senha de root um usuario pode
fazer coisas como apagar todas as particoes do disco ou modificar a
particao onde o arch (ou qualquer outra distro esta instalada)

> [...]
> usuários a fazer uma administração descentralizada do sistema e
> corrigir possíveis "barbeiragens" dos outros usuários.

como eu disse, com a senha do root o usuario tem 100% de acesso a
maquina e nao menos que isso. nos podemos deixar um computador para ser
um computador de testes mas eu nao acho uma boa ideia que os outros
computadores (que nao sejam o de testes) tenham mais que uma
distribuicao. se mais controle for necessario (por exemplo, eu sei que
voce precisa instalar plugins do pd) pode-se usar sudo facilmente para
isso.

pedro

Re: Res: Computadores do Genos

Alexandre Passos

> [...]
> distribuicao. se mais controle for necessario (por exemplo, eu sei que
> voce precisa instalar plugins do pd) pode-se usar sudo facilmente para

Talvez seja legal deixar um linux instalado em VirtualBox lá com senha
de root trivial pras pessoas experimentarem. O que funcionar direito
pode virar ticket pra ser instalado nas máquinas normais.

--
 - Alexandre

Res: Res: Computadores do Genos

Guilherme Bertissolo
>se mais controle for necessario (por exemplo, eu sei que
>voce precisa instalar plugins do pd) pode-se usar sudo facilmente para
>isso.
acho essa a melhor idéia, porque permite resolver problemas (desde uma simples "sudo dhclient", até a instalação de algum programa). p.e. o ardour agora esta com uma nova familia de plugins (LV2) muito legais que seria ótimo colocar pra funcionar (mas só é possível testando).
por mais atentos que sejamos em fazer uma lista de programas sempre acontece de procurar lá um programa que usamos em casa que não está instalado (ou de instalar algo para teste). é possível ter sudo sem ter senha de root?
guilherme

> [...]

> que não está instalado (ou de instalar algo para teste). é possível ter sudo sem ter senha de root?

É possível ter sudo sem senha de root e é possível definir precisamente
cada comando ou arquivo a ser liberado.

Gosto da idéia da lista porque delimita o que tem que ser feito.
http://www.marcosdisilva.net

Res: Res: Res: Computadores do Genos

Guilherme Bertissolo
como?

Re: Res: Res: Res: Computadores do Genos

cristiano figueiró
legal, ficou bem claro

e coloque no seu .emacsrc:

export PATH=~/bin:$PATH

não seria no .bashrc também?

Valeu pela configuração do ambiente lisp no handbook.

abraço