Kernel em tempo real

12

Kernel em tempo real

Pedro Vieira
Descobri que meu Ubuntu 9.04 não conseguia colocar o Jack para funcionar porque a opção "Real Time" estava selecionada. Pelo que sei, o Ubuntu Studio tem kernel em tempo real, mas o que eu quero saber é se vale a pena mudar todo o sistema por causa disso (para trabalhar com os programas de áudio e alguns de vídeo).

Caso eu mude, existe alguma maneira de salvar as alterações no sistema que eu fiz no Ubuntu, pra não ter que refazer tudo no Ubuntu Studio?? Algum lugar no Sistema de Arquivos que salve esse tipo de alteração e os pacotes que eu já instalei...

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Re: Kernel em tempo real

Marcos di Silva
2009/6/5 Pedro Vieira <[hidden email]>:
> [...]
> lugar no Sistema de Arquivos que salve esse tipo de alteração e os pacotes

O que exatamente você alterou? Apenas instalação de pacotes?
http://www.marcosdisilva.net/

Re: Kernel em tempo real

Pedro Vieira
Como é o procedimento dessa instalação??

É como se fosse adicionar um pacote no sistema??

> From: [hidden email]
> To: [hidden email]
> Date: Fri, 5 Jun 2009 15:21:20 -0700
> Subject: Re: [Genos-users] Kernel em tempo real

> não, o kernel é o mesmo para qualquer distribuição. é so voce instalar
> um kernel com tempo real no ubuntu.
>
> pedro

Re: Kernel em tempo real

Givaldo de Cidra
Pedro Vieira escreveu:
> Como é o procedimento dessa instalação??
>
> É como se fosse adicionar um pacote no sistema??

Eu resolvi fazendo:

$ sudo apt-get install linux-rt

--
Abraços,

GivaldoDeCidra.mus.br
"Ser e pensar sempre no OBJETIVO é o caminho para alcançar o SUCESSO"

Res: Kernel em tempo real

Guilherme Bertissolo
Pedro,
A versão 8.04 do Ubuntu Studio vem com o kernel rt por padrão.
A que você instalou (9.04) não vem, então instale o pacote linux-rt ($ sudo apt-get install linux-rt) que Givaldo falou que vai funcionar perfeitamente.
Abc,
Gbertis

Re: Res: Kernel em tempo real

cristiano figueiró
opa, atenção q o kernel rt que está nos repos oficiais não funciona bem no ubuntu 8.10 e 9.04  e congela todo sistema em intervalos mais ou menos regulares dependendo da performance de sua máquina, dê uma olhada nos fóruns pra ver isso.

pra mim o kernel rt é indispensável em 2 tarefas:

- tocar samples em tempo-real com controlador midi (soundfonts e gigasampler)
- gravação multi-pista no ardour

cristiano figueiró escreveu:
> [...]
> bem no ubuntu 8.10 e 9.04  e congela todo sistema em intervalos mais
> ou menos regulares dependendo da performance de sua máquina, dê uma

Isso é verdade.

Lembrei que já tive esse problema e resolvi conforme a thread abaixo:

http://lists.genos.mus.br/pipermail/genos-users/2009-March/002632.html

--
Abraços,

GivaldoDeCidra.mus.br
"Ser e pensar sempre no OBJETIVO é o caminho para alcançar o SUCESSO"

Re: Kernel em tempo real

Pedro Vieira
Eu executei o comando e reiniciei o sistema, mas o jack não conecta se a opção "real time" estiver selecionada. Precisaria de mais algum procedimento para instalar o kernel rt??

> [...]
> Abraços,
>
> GivaldoDeCidra.mus.br
> "Ser e pensar sempre no OBJETIVO é o caminho para alcançar o SUCESSO"

Linux pedro-laptop 2.6.28-11-generic #42-Ubuntu SMP Fri Apr 17 01:57:59 UTC 2009 i686 GNU/Linux

> Date: Sat, 6 Jun 2009 18:19:29 -0700
> From: [hidden email]
> To: [hidden email]
> Subject: Re: [Genos-users] Kernel em tempo real

> em principio não. qual o resultado do comando abaixo?
>
> uname -a
>
> pedro

Re: Kernel em tempo real

cristiano figueiró
tem um cara que compilou um kernel rt que funciona no 9.04 :

http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=7317568&postcount=21

Aqui instalou tranquilo, não sei se na sua máquina irá funcionar sama (o meu é i386)

Re: Kernel em tempo real

Pedro Vieira
Basicamente, sim.

Estou pensando em formatar a partição do Ubuntu e colocar o Ubuntu Studio, já que o 9.04 vem com o kernel rt.
Para mim é mais fácil resolver alguns problemas em relação às tarefas mais básicas (wireless, bluetooth, etc) do que me aventurar pelas configurações do kernel. Ainda não tive tempo de entender o funcionamento do Linux tão profundamente.

Existe alguma maneira de já colocar o Ubuntu Studio com os pacotes e algumas alterações do meu Ubuntu atual??

> Date: Fri, 5 Jun 2009 18:46:30 -0300
> From: [hidden email]
> To: [hidden email]
> Subject: Re: [Genos-users] Kernel em tempo real

> O que exatamente você alterou? Apenas instalação de pacotes?
> --
> Marcos di Silva
> http://www.marcosdisilva.net/

Re: Kernel em tempo real

cristiano figueiró

Estou pensando em formatar a partição do Ubuntu e colocar o Ubuntu Studio, já que o 9.04 vem com o kernel rt.

você está confundindo as coisas, a gente vem a vários e-mails dizendo que o kernel rt não funciona direito no 9.04

O ubuntu também trabalha com a idéia de versão estável e de teste, mais ou menos como o debian. A última versão estável do ubuntu (lts) é a 8.04. Sendo essa também a versão mais estáve do ubuntu studio.

Re: Kernel em tempo real

Pedro Lyra
hahaha!! Sama não é ele, sou eu! Eu também estava com problemas no gentoo com o kernel-rt, mas fiz como o Kroger disse sobre usar o kernel ajustado na frequência máxima,  para mim serve com tudo que uso, e o jack funciona no real-time ativado e tudo mais. No ubuntu studio que esta no meu desktop eu nem mexi em nada disso, funciona tudo ok, mas eu só utilizo para áudio.

tem um cara que compilou um kernel rt que funciona no 9.04 :

http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=7317568&postcount=21

Aqui instalou tranquilo, não sei se na sua máquina irá funcionar sama (o meu é i386)

-----Anexo incorporado-----

Re: Kernel em tempo real

cristiano figueiró
puxa..mais um Pedro...foi mal... :p

Re: Kernel em tempo real

Pedro Vieira
Eu entendi o que vocês escreveram.
Na verdade, eu já testei o Ubuntu Studio 9.04. Só tive alguns problemas na hora de instalar o OpenOffice, mas acho que não era nada demais.

Pensei em colocá-lo de novo porque eu não vi nenhum problema com o Jack. Como ele já vem instalado, foi só ligar tudo e gravar algumas coisas no Ardour. Tudo bem que eu não carreguei muito o computador com essas primeiras gravações, mas foi apenas sorte de não ter dado nenhum problema???

Date: Sun, 7 Jun 2009 15:24:29 -0300
From: [hidden email]
To: [hidden email]
Subject: Re: [Genos-users] Kernel em tempo real

[...]

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Re: wrong architecture 'i386'

datajuba
Colegas,
Quando tento instalar o Skype para Ubuntu 8.04 dá um erro:
Wrong architecture 'i386' e impede a continuação. Acontece o mesmo
quando tento instalar o Adobe Flash Player, versão 10.
Alguém tem uma solução para resolver isso?

> Genos-users mailing list
> [hidden email]
> http://lists.genos.mus.br/mailman/listinfo/genos-users

Re: wrong architecture 'i386'

Pedro Lyra
A arquitetura do seu sistema e a do programa que você quer instalar é a mesma? Você usa 64 bits?

> [...]
Alguém tem uma solução para resolver isso?

Re: wrong architecture 'i386'

datajuba
O processador é 64 bits, mas parece que funciona com 34 também, não?
Juracy

Citando Pedro Lyra <[hidden email]>:

> [...]
> quando tento instalar o Adobe Flash Player, versão 10.
> Alguém tem uma solução para resolver isso?

Re: wrong architecture 'i386'

Pedro Lyra
Sim, mas o seu sistema operacional é 32 ou 64? Se vc instalou uma distro 64 bits, então o ideal é usar programas compilados para 64 bits, se foi 32, só vai 32 mesmo. Será isso?

Citando Pedro Lyra <psoareslyra@...>:

> [...]
> quando tento instalar o Adobe Flash Player, versão 10.
> Alguém tem uma solução para resolver isso?

Pedro, o sitema é 64 bits e no caso do Skype é o único disponível para
Ubunto(na verdade, direciona para o debian).
Você usa o Skype?

12