Mestrado

João Milet
Estou procurando um mestrado (ou doutorado) que contemple o que faço
aqui profissionalmente, que é a música para cena. Preciso de contatos
de professores e pessoas que possam me ajudar no meu projeto de
pesquisa da pós graduação. Inicialmente quero analisar meu processo
criativo com um espetáculo. Tendo em vista a interação dos sons, penso
em compor um espetáculo de dança - a linguagem vem aqui não como um
limitador, mas sim como um foco cênico - em que a música seja
produzida pelos dançarinos. Isso será feito através da consciência
musical que será construída no decorrer do processo criativo da peça.
Será um espetáculo com base na improvisação onde os sons gerados no
palco serão o grande pilar da composição desse universo sonoro. Penso
que isso pode ser feito através do processamento de audio em tempo
real. Então, os sons produzidos pelos movimentos dos performers seriam
o principal elemento da composição musical e interagiriam com sons
criados por mim.

Alguém sabe onde eu poderia procurar? Penso em fazer fora de Salvador.
Até fora do Brasil se for o caso.

Beijos

João Milet Meirelles

www.joaommeirelles.com
+55 71 88071111

Re: Mestrado

Alexandre Espinheira
João,

gbertis tá fazendo um trabalho com um grupo de pesquisa (não sei se em dança ou teatro, ele vai te dizer daqui a pouco...) que tá trabalhando justamente com isso.

Acho que talvez seja o lugar certo pra vc começar a procurar essas coisas...

abrs

2009/6/24 João Milet Meirelles <[hidden email]>
[...]

Doutorando - Composição (PPGMUS-UFBA)
Contatos: +55 71 8133-0201
www.myspace.com/alexandreespinheira
"Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara"
Saúde e Trabalho

Res: Mestrado

Guilherme Bertissolo
João e outros genosusers porventura interessandos,
O meu trabalho de mestrado faz isso de maneira analógica... hehe
Quer dizer, extraí os sons do movimento, não com sensores e etc, mas a partir de inter-relações a partir da Análise Laban de Movimento.
No Doutorado pretendo fazer exatamente isso, a partir de várias metodologias. Estou trabalhando com um Grupo de Pesquisa da Escola de Artes Cênicas e Dança que se chama Poéticas Tecnológicas da Dança, onde estamos criando um espetáculo a partir da criação de uma realidade virtual 3D, com sensores de movimento, streaming de vídeo em tempo real, entre outras coisas, com estréia prevista para outubro.
Em princípio existem poucos lugares *no mundo* fazendo esse tipo de coisa e eu não conheço uma linha de pesquisa pra isso no Brasil. É um campo a se desenvolver. Estou procurando um lugar pra pesquisar isso no meu Sanduíche, que será provavelmente daqui a dois anos...
Existem alguns centros e uma bibliografiazinha básica que posso te passar pessoalmente. Podemos marcar um dia pra conversarmos, pra não ficar enchendo o saco do pessoal aqui do Genos...
Qualquer coisa escreve pro meu email pessoal.
Abraço,
Guilherme