Problemas com fetchmail e gnus

Marcos di Silva
Ao fazer fetchmail aparece:
/home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
fetchmail: lock creation failed.

No Gnus, ao clicar em 'g' aparece:
Mail source (file :path /var/spool/mail/marcos) error (Can't write to
crash box ~/.emacs-mail-crash-box.  Not moving mail).  Continue? (y or
n)
byte-code: Cannot get new mail

Idéias?
http://www.marcosdisilva.net/

Re: Problemas com fetchmail e gnus

Alexandre Passos
On Sat, Nov 1, 2008 at 4:17 PM, Marcos di Silva <[hidden email]> wrote:
> Ao fazer fetchmail aparece:
> /home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
> fetchmail: lock creation failed.

Seu gnus deve ter travado ou algo assim. Você rodou fetchmail como
root alguma vez sem querer? rode "rm -f ~/.fetchmail.pid".

> No Gnus, ao clicar em 'g' aparece:
> Mail source (file :path /var/spool/mail/marcos) error (Can't write to
> crash box ~/.emacs-mail-crash-box.  Not moving mail).  Continue? (y or
> n)

Veja as permissões desses arquivos também. Você está rodando como
usuário marcos? Se sim/não, isso está especificado no seu ~/.gnusrc ou
~/.emacs ou sei lá que arquivos de configuração o gnus usa?

Isso tem cara de problemas com permissão; ou o fetchmail travou alguma
vez enquanto vc rodava ele ou vc rodou ele como root. Faça backup de
~/.emacs-mail-crash-box e /var/spool/mail/marcos e apague essas coisas
e veja o que acontece. Antes cheque as permissões, no entanto.

--
 - Alexandre

2008/11/1 Alexandre Passos <[hidden email]>:

> [...]
> ~/.emacs-mail-crash-box e /var/spool/mail/marcos e apague essas coisas
> e veja o que acontece. Antes cheque as permissões, no entanto.

Estes arquivos não existem:

~/.emacs-mail-crash-box
/home/marcos/.fetchmail.pid

2008/11/1 Marcos di Silva <[hidden email]>:

> Estes arquivos não existem:
>
> ~/.emacs-mail-crash-box
> /home/marcos/.fetchmail.pid

Certo. Você consegue criar eles? E o /var/spool/mail/marcos ?

--
 - Alexandre

Re: Problemas com fetchmail e gnus

Marcos di Silva

> Certo. Você consegue criar eles? E o /var/spool/mail/marcos ?

Criando ~/.fetchmail.pid:
fetchmail: removing stale lockfile
/home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
/home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada

Removendo ~/.fetchmail.pid:
/home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
fetchmail: lock creation failed.

O /var/spool/mail/marcos existe vazio

On Sat, Nov 1, 2008 at 5:48 PM, Marcos di Silva <[hidden email]> wrote:
> Criando ~/.fetchmail.pid:
> fetchmail: removing stale lockfile
> /home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
> /home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada

$ ls -l /home

Você tem certeza que fetchmail está sendo rodado como seu usuário?
Experimente, temporariamente, fazer algo como

$ chmod a+wx /home/marcos

> Removendo ~/.fetchmail.pid:
> /home/marcos/.fetchmail.pid: Permissão negada
> fetchmail: lock creation failed.
>
> O /var/spool/mail/marcos existe vazio

Então apague ele, e tente pelo gnus. Ele não é necessário, arquivos de
spool servem apenas pra locks.

--
 - Alexandre

Re: Problemas com fetchmail e gnus

Pedro Kröger
Administrator
"Alexandre Passos" <[hidden email]> writes:

> Então apague ele, e tente pelo gnus. Ele não é necessário, arquivos de
> spool servem apenas pra locks.

/var/spool/mail/$USER é para onde o email vai por padrao se usar um
programa como fetchmail. é para la que meu email vai :-)

/var/mail é um link simbolico para /var/spool/mail

em geral locks ficam em /var/lock

pedro

--
GNU/Linux user: 77786
GPG ID: 8749A953

> [...]

> Você tem certeza que fetchmail está sendo rodado como seu usuário?
> Experimente, temporariamente, fazer algo como

Top,

Eu estava sem permissão de escrita em /home/marcos. Estranho porque
não lembro de ter mexido nisso.
Voltei ao normal com
chmod 700 /home/marcos
Valeu a dica.