Problemas wireless

Marcos di Silva-2
Pessoal,

Desde agosto estou tendo problemas com o wireless do meu computador.

Em minha casa o roteador wireless fica no andar de cima. Quando estou
aqui consigo ficar conectado entre 30 segundos e 2 minutos. Quando abro
mais de uma página de vez o problema se intensifica.

No Genos, quando estou perto do roteador não há problemas.

O firmware da minha placa está em /lib/firmware/b43

Mensagens do sistema:
$ lspci | grep Net
05:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4311 802.11b/g WLAN (rev 01)
08:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation PRO/100 VE Network Connection (rev 02)

$ tail /var/log/errors.log
Dec 20 08:00:23 opus b43-phy0 ERROR: PHY transmission error

$ dmesg | tail
wlan0: associate with AP 00:1b:11:91:dc:48
wlan0: RX AssocResp from 00:1b:11:91:dc:48 (capab=0x431 status=0 aid=2)
wlan0: associated
ACPI: EC: missing confirmations, switch off interrupt mode.
APIC error on CPU0: 00(40)
NET: Registered protocol family 10
lo: Disabled Privacy Extensions
wlan0: no IPv6 routers present
b43-phy0 ERROR: PHY transmission error
b43-phy0 ERROR: PHY transmission error

$ ifconfig
wlan0     Link encap:Ethernet  HWaddr -----------------
          inet addr:192.168.0.11  Bcast:192.168.0.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: ------------- Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1957039 (1.8 Mb)  TX bytes:517451 (505.3 Kb)

$ iwconfig
wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:"filomena"
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: ----------------
          Bit Rate=36 Mb/s   Tx-Power=27 dBm
          Retry min limit:7   RTS thr:off   Fragment thr=2352 B
          Power Management:off
          Link Quality=83/100  Signal level:-49 dBm  Noise level=-71 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

$ iwlist wlan0 scanning
wlan0     Scan completed :
          Cell 01 - Address: ----------------
                    ESSID:"filomena"
                    Mode:Master
                    Channel:6
                    Frequency:2.437 GHz (Channel 6)
                    Quality=80/100  Signal level:-52 dBm  Noise level=-70 dBm
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 6 Mb/s
                              9 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s
                              48 Mb/s; 54 Mb/s
                    Extra:tsf=0000007703814179
                    Extra: Last beacon: 43ms ago

Meu roteador é um D-link DI-524, com criptografia wep e MTU 700. O resto está default.

Instalei e reinstalei o firmware tal como
http://wiki.archlinux.org/index.php/Wireless_Setup#b43

Usei também o pacote AUR http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=21690

Segui também http://www.linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43#firmware

Há várias referências para a frase abaixo no google, mas não entendi
como resolver.
b43-phy0 ERROR: PHY transmission error
http://www.marcosdisilva.net

Re: Problemas wireless

Marcos di Silva-2
Marcos di Silva <[hidden email]> writes:

> [...]
> aqui consigo ficar conectado entre 30 segundos e 2 minutos. Quando abro
> mais de uma página de vez o problema se intensifica.

Só para vocês terem idéia de quantas vezes esse problema acontece, fiz
um script para reconectar ao aparecer a mensagem de erro e mostrar a
hora em que isso ocorre. Vejam o que acontece em 10 minutos:

06:12:01
06:12:24
06:12:47
06:13:11
06:13:34
06:13:57
06:14:21
06:14:43
06:15:07
06:15:30
06:15:53
06:18:37
06:19:00
06:19:23
06:19:47
06:20:10
06:20:33
06:20:57
06:21:20
06:21:43
06:22:07
http://www.marcosdisilva.net

Re: Problemas wireless

Alexandre Passos
On Sun, Dec 21, 2008 at 7:28 AM, Marcos di Silva
<[hidden email]> wrote:

> Só para vocês terem idéia de quantas vezes esse problema acontece, fiz
> um script para reconectar ao aparecer a mensagem de erro e mostrar a
> hora em que isso ocorre. Vejam o que acontece em 10 minutos:

Você precisa sentar e debugar isso.

Pode ser problema com sinal num andar diferente. Quando vc está
conectado qual o Signal level? Qual o Noise level? Qual o Signal
Quality? (o iwconfig te diz essas coisas) Se o pc fica do lado do
roteador, ele dá os mesmos problemas? Se vc usar o seu laptop pra
compartilhar uma rede ad-hoc e conectar o pc nessa rede, dá o mesmo
problema?

Pode também ser problema de driver. Se vc botar um wireless externo
usb dá o mesmo problema? Se vc usar ubuntu pelo livecd dá o mesmo
problema?

Pode ser alguma maluquice na infraestrutura de rede. Se vc encaixa um
cabo no pc e conecta só com dhcpcd dá o mesmo problema?

Não precisa responder essas coisas aqui, são só coisas pra se pensar.
--
 - Alexandre

Re: Problemas wireless

Marcos di Silva-2
"Alexandre Passos" <[hidden email]> writes:

> [...]
> roteador, ele dá os mesmos problemas? Se vc usar o seu laptop pra
> compartilhar uma rede ad-hoc e conectar o pc nessa rede, dá o mesmo

O problema não é o andar diferente. Acontece a mesma coisa com distância
de 10 cm.

Link Quality=88/100  Signal level:-45 dBm  Noise level=-70 dBm

Não sei testar ad-hoc.

> Pode também ser problema de driver. Se vc botar um wireless externo
> usb dá o mesmo problema? Se vc usar ubuntu pelo livecd dá o mesmo
> problema?

Depois dou feedback do teste com wireless externo.
No ubuntu livecd não consigo fazer ifconfig wlan0 up. Embora apareça
wlan0 se faço ifconfig -a.

> Pode ser alguma maluquice na infraestrutura de rede. Se vc encaixa um
> cabo no pc e conecta só com dhcpcd dá o mesmo problema?

eth0 funciona bem.

> Não precisa responder essas coisas aqui, são só coisas pra se pensar.

Preferi responder aqui pq alguém pode ter alguma idéia lendo isso :-)
http://www.marcosdisilva.net

Re: Problemas wireless

Marcos di Silva-2

Como faço para testar um outro driver wireless? Há o b43, b43legacy e
bcm43 [?]. Sempre que faço ifconfig wlan0 up ele carrega o b43, mesmo
depois de rmmmod b43. Substitui o b43 por b43legacy em
/etc/modprobe.conf e o sistema não reconheceu o dispositivo:

wlan0: unknown interface: No such device
> [...]

> Pode também ser problema de driver. Se vc botar um wireless externo
> usb dá o mesmo problema? Se vc usar ubuntu pelo livecd dá o mesmo

O Ubuntu não cria o dispositivo, mas o wireless externo funciona.
http://www.marcosdisilva.net